27 de fev. de 2010

Dois André e Uma Coragem

Um senhor de meia idade que foi pai e avô precocemente, sente-se velho, enferrujado e inútil. Olha pra seus descendentes, vê a vida pulsando deles. Assim, passa um filme em sua mente e tenta recordar como era pulsar.
Em frente ao espelho, revolta-se por cada fio de cabelo branco representar uma dívida a pagar e por cada ruga uma preocupação com a tão amada e protegida família. Esquece o espelho. Ele traz lembranças pesadas demais para seus velhos ombros. Assim, vai para o almoço em família de domingo...
André (neto mais velho que carregava seu nome)durante toda a refeição fica calado e tímido. O avô, estranha. Seu neto primogênito, quase uma cópia sua, não é assim. Chama-o para uma conversa.
- O que te aflige querido?
- Ah! É que...Bom, deixa pra lá.
- Não, não! Você sabe que te entendo como ninguém – abraça o neto – Deixe o que seus pais falaram de lado. Vamos!
- Ah! É ano de vestibular, e...Eu quero ser ator. Os palcos, a atuação, a magia, tudo, tudinho me encanta, Vô! O senhor sabe disso desde que me contava histórias, quando eu era criança. – os dois riem timidamente.
- Sabe filho? Eu abandonei essa carreira por causa de uma coisa que a juventude não me permitiu, e, o meu conselho é: mãos, se eu tivesse notado o poder e o significado delas, eu estaria no Teatro, pense nisso!
- Como assim?
- Pense, meu filho, pense!
Desse dia, em diante, André, não para de pensar na conversa com seu sábio avô. Comenta com poucas pessoas e não chega a nenhuma conclusão. Infelizmente, seu avô falece. Uns disseram que por tristeza, mas, André, sabia que havia sido por amor.
No velório, André, foi o único neto a ficar ao leito e, assim, reparou em toda a sua fisionomia. Quando segura em uma das mãos, frias, gélidas e desfalecidas compreende.
Aquelas mãos lutaram, sustentaram, acreditaram, cuidaram, trabalharam, emocionaram, feriram, destruíram sonhos, construíram vidas, persistiram e protegeram quem necessitava, amaram, odiaram, respeitaram, encorajaram, pulsaram, teatraram. Assim como as de André.

Mais um que eu fiz pra aula, não sei qual ficou melhor, ou qual eu gosto mais, vai da opinião de vocês! :D A semana foi massante mas legal, ontem assisti a peça "A Francesa no Morro" outro dia eu posto mais sobre a peça e sobre a Cia "As Graças" porque, particularmente, eu adorei a peça e as meninas. É isso, gente! Até mais...beeijos

Um comentário:

  1. Mas que imagem bela a do final =)! Com algumas adaptações ficaria ótimo filmado/interpretado!

    ResponderExcluir